top of page

Gastronomia

A Gastronomia é um dos ex-líbris de Vila Nova de Poiares, ou não fosse este concelho reconhecido e denominado como a “Capital Universal da Chanfana” e “Capital Nacional do Artesanato e da Gastronomia”. São a Chanfana, o Arroz de Bucho e os Negalhos, os pratos que mais seduzem e encantam o gosto dos mais exigentes comensais. 

A Chanfana é um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhado nos célebres caçoilos de barro preto de Olho Marinho. A tradição deste prato levou, inclusivé, à criação da Confraria da Chanfana, que visa preservar e promover a confecção tradicional deste prato Poiarense. 

Confraria da Chanfana

A Confraria da Chanfana surgiu por iniciativa do antigo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Jaime Soares, que, numa perspectiva de preservação e promoção dos produtos endógenos propôs a constituição de uma confraria, instituição capaz não só de potenciar a cultura gastronómica, como também de contribuir para a certificação deste prato, de origens tão remotas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim, por deliberação da Câmara Municipal, datada de 1 de Março de 1999, foi aprovada a Confraria, decisão essa ratificada igualmente pela Assembleia Municipal, unanimemente, em 30 de Abril do mesmo ano. 


A partir dessa data foram lançadas as bases da escritura pública, que teve lugar no dia 22 de Agosto de 2001, no Cartório Notarial de Vila Nova de Poiares, onde outorgaram a escritura como confrades fundadores a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, as Juntas de Freguesia de Poiares (Santo André), Arrifana, São Miguel e Lavegadas, a ADIP – Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares, a APPACDM, a Cooperativa Santo André, Rádio e Cultura e Jaime Carlos Marta Soares. 

@Marco Ventura Fotografia

- Rancho Folclórico e Etnográfico do Munícipio de Vila Nova de Poiares -
00:00 / 00:00
bottom of page